Estava dando uma passeadinha no site da nestlé e vi está reportagem que achei muito oportuna. Com poucas palavras eles relatam um problema que infelizmente está a cada dia aumentando. É preciso que todos da família, pai, mãe, irmãos, avós ... estejam atentos com os alimentos que estão oferecendo aos pequenos.
"...Atualmente, no mundo inteiro, discute-se a necessidade de instituir medidas para evitar que esses males afetem a saúde das crianças. Para que isso ocorra é fundamental mudar alguns comportamentos adotados dentro de sua casa.
As principais razões para a elevação das taxas de colesterol das crianças são os maus hábitos alimentares, a falta de uma rotina de horários para se fazer as refeições e o sedentarismo. Além destes casos, existem também algumas que sofrem com colesterol alto devido a problemas endócrinos (hormonais), de origem genética. Todas, no entanto, necessitam de reeducação alimentar, devem praticar atividades físicas regulares e receber um acompanhamento médico.
Os pais devem evitar oferecer diariamente guloseimas como doces, balas, frituras ou refrigerantes. Não é necessário excluir estes itens das compras, mas restringir a freqüência com que são consumidos e a quantidade.
Por outro lado, é preciso aumentar a ingestão de frutas, legumes, verduras e cereais integrais, que são ricos em nutrientes e fibras, que também colaboram para o controle do colesterol.
Os pais devem evitar oferecer produtos desnatados ou diet, a menos que a criança seja diabética. Na maioria dos casos, as nutricionistas não indicam grande restrição calórica, pois as crianças estão em fase de crescimento e precisam de reserva energética. O melhor é incentivar o consumo de alimentos saudáveis e mudar os hábitos delas..."
O tratamento da obesidade infantil bem sucedido deve contar com o pleno de envolvimento familiar, reeducação alimentar, com dieta adequada, planejamento de atividades e mudança de comportamentos, com destaque para a prática de exercícios físicos. O tratamento deve ser feito pelo médico em conjunto com o nutricionista que irá ajudar a montar um cardápio variado, saudável e personalizado.
O amor não tem limitações de fronteiras. :) Patty
Nenhum comentário:
Postar um comentário