Os alimentos devem ser preparados com higiene a fim de promover a saúde e não a fim de serem propagadores de doenças. Um homem normal ao final de uma vida inteira terá consumido cerca de cinqüenta toneladas de alimento, o que garantiu a esse indivíduo sua longevidade. No entanto, essa longevidade só acontece de fato se os cuidados básicos foram tomados para que os alimentos atuem de fato como combustível para o organismo, e não como portadores de doenças. As possibilidades de se contrair uma doença são mais concretas do que supomos e, para que isso não ocorra, os alimentos devem ser preparados com higiene. Veja como se deve fazer uma higienização adequada dos hortifrutis.
1. Selecionar as partes próprias e descartar as inadequadas (amareladas ou murchas) para o consumo;
2. Lavar em água corrente potável para retirar toda sujeira e terra aderidas;
3. Escorrer bem;
4. Desinfectar por imersão em solução clorada (2,0 a 2,5%) de 100 a no máximo 250 ppm por 15 a 20 minutos. A concentração da solução clorada pode seguir a receita: 1 colher de sopa de água sanitária 2,0 a 2,5% de cloro livre para cada litro de água, ou, 2 colheres de sopa rasa de hipoclorito de sódio a 1% para cada litro de água.
Os produtos recomendados para a desinfecção de alimentos, registrados no Ministério da Saúde são:
hipoclorito de sódio (2,0 a 2,5%) , hipoclorito de sódio (1%) e cloro orgânico, sendo todos de 100 a 250 ppm de concentração.
5. Enxaguar em água potável.
6. Os alimentos devem ser acondicionados em vasilhas limpas e tampadas sob refrigeração.
A água sanitária para uso de desinfecção em alimentos deve conter como estabilizantes, somente hidróxido de sódio ou cálcio, cloreto de sódio ou de cálcio, e carbonato de sódio ou de cálcio, e não ter adição de corantes, detergentes ou aromatizantes.
Vale Informar: Água Corrente elimina os parasitas.
Cloro: mata bactérias.
Vinagre: facilita junto com a água corrente a despregar os ovos e cistos de parasitas.
Fonte: Manual de Controle Higiênico e Sanitário, autor: Enio Silva Júnior - 6 ed.
Nenhum comentário:
Postar um comentário